quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Peixe diabo-negro (Melanocetus johnsoni)





O Peixe diabo-negro é um dos peixes mais bizarros do mar. Conhecida cientificamente como Melanocetus johnsoni, também é uma das criaturas mais conhecidas do fundodo mar. É uma das cerca de 200 espécies de a Lophiiformes encontradas em todos os oceanos do mundo. O diabo-negro tem um órgão produtor de luz conhecido como fotóforo. Através de um processo químico conhecido como bioluminescência, este fotóforo pode produzir uma luz azul-verde semelhante à de um vaga-lume em terra. O peixe usa este apêndice como uma atração pesqueira, acenando para trás e para frente para atrair sua presa.




fêmea mostrando seus grandes dentes e iscas



O peixe diabo-negro tem um corpo redondo que se assemelha a uma bola de basquete e, de fato, parece que poderia facilmente engolir um. Tem uma boca muito grande com dentes afiados e semelhantes a uma presa. Por Sua aparência grotesca ganhou o apelido comum de "peixe diabo negro ". Apesar de sua aparência feroz, o pescador é um peixe pequeno, atingindo um comprimento máximo de apenas cinco centímetros (12 centímetros). A cor deste lophiiformes varia de marrom a cinza escuro ou preto. Tem carne macia e ossos e olhos pequenos. Sua pele é especialmente adaptada para refletir a luz azul. Como quase toda a luz emitida por criaturas bioluminescentes é azul, o peixeiro pode ser quase invisível para outros animais do mar profundo. Devido ao seu corpo largo e redondo, não pode nadar muito rápido. Em vez disso, ele "bamboleia"  um pouco através da água.

Imagem de um
diabo-negro fêmea 



O peixe diabo negro usa seu órgão produtor de luz para caçar presas. Este órgão especializada é altamente manobrável e pode ser movida em qualquer direção. O peixe diabo negro é conhecido por ficar completamente imóvel, acenando sua atração de um lado para o outro como uma vara de pesca. Quando a presa se aproxima o suficiente, o pescador encrava-o com suas poderosas mandíbulas. Os dentes afiados do peixe diabo negro  estão inclinados para dentro, o que ajuda a evitar que a presa escape. O peixe diabo negro pode estender a mandíbula e o estômago até um tamanho incrível, permitindo que ele engula presas duas vezes o tamanho de todo o corpo. 



O peixe diabo negro do mar profundo tem um método de reprodução extremamente incomum. O pescador masculino é muito menor do que a fêmea e completamente diferente em aparência. É do tamanho de um dedo pequeno e de cor preta. Quando um peixe diabo negro masculino amadurece, seu sistema digestivo degenera, tornando impossível que ele se alimente sozinho. Agora deve encontrar uma mulher ou morrer de fome. O peixe diabo negro masculino tem pequenos dentes de gancho, que usa para se conectar à fêmea. Uma vez que ele morde em sua pele, ele libera uma enzima que dissolve a pele de sua boca e a de seu corpo. Os dois se fundem e seus vasos sanguíneos se juntam como um. O macho passará o resto de sua vida unido à fêmea como um parasita, tirando todo o seu alimento do corpo dela. Uma fêmea pode transportar até seis machos em seu corpo de cada vez. Este método bizarro de reprodução ajuda a garantir que, quando a fêmea estiver pronta para gerar, ela tenha um companheiro instantaneamente disponível. A fêmea colocará seus ovos em uma fina camada de material gelatinoso com dois ou três pés de largura e cerca de 30 pés (9 metros) de comprimento. Esta fina folha de ovos flutua livre no mar até os ovos entrarem  em pequenas larvas. Uma vez incubadas, as larvas nadam na superfície e se alimentam de plâncton. À medida que amadurecem, eles retornam às profundezas abaixo.



O peixe diabo negro é encontrado em todos os oceanos do mundo em profundidades de mais de 3.000 pés (914 metros). A esta profundidade, quase não há luz e a água está perto de congelar. Muitas espécies de Lophiiformes são pescadas comercialmente em todo o mundo. Eles são comparados à lagosta no sabor e na textura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário